Pages

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

No Brasil, Lady Gaga tem um de seus maiores desafios

Encalhe de ingressos da turnê ‘Born This Way Ball’ reflete a dimensão real da cantora no mercado brasileiro, onde ela vende tanto quanto Sandy. Não é um desempenho ruim, mas daí a encher o Morumbi em SP ou o Parque dos Atletas, onde canta hoje no Rio, são outros quinhentos. Que Gaga vai tentar percorrer.
Às muitas interrogações que já rondavam a figura extravagante de Lady Gaga – como original ou cópia? – uma outra sobe ao palco do Parque dos Atletas, no Rio, nesta sexta-feira, quando a cantora dá início à sua primeira turnê no país: um fenômeno bem sucedido da música ou um balão de ar prestes a estourar? O encalhe de ingressos para os shows da cantora, que depois do Rio canta em São Paulo (domingo, 11) e em Porto Alegre (terça, 13), mostram que, pelo menos no Brasil, ela não está com essa bola toda.

Mas a resposta à questão parece estar, na verdade, entre os dois polos que ela propõe. Gaga não é um fenômeno no Brasil. Nem nunca foi. Não que esteja mal por aqui: ela vende tanto quanto Sandy, que faturou um disco de platina com seu primeiro CD solo, Manuscrito. A título de exemplo, o primeiro e o último disco da americana, The Fame e Born This Way, tiveram respectivamente 85.000 e 86.000 cópias comercializadas. Manuscrito passou de 80.000.

A resposta dá a real dimensão de Gaga no Brasil. No Brasil, vale frisar. Porque há países em que suas vendas de fato decolam. Na França, seus discos somados – os CDs The Fame e The Fame Monster, o DVD Presents The Monster Ball Tour e os CDs The Remix e Born This Way – venderam cerca de 1 milhão de cópias. O número é quase três vezes o que venderam juntos por aqui, 373.000 exemplares. 

Daí tudo indicar que o encalhe de ingressos da turnê no país se deve menos a um declínio do interesse pela cantora no país que a um erro de cálculo da promotora dos shows, a Time for Fun. Em Paris, Gaga lotou o Stade De France, com capacidade para 70.000 pessoas. Embora a organização, por questões estratégicas, não divulgue a quantidade de ingressos vendidos, é bem possível que Gaga cante para muito menos gente do que esperava. Vai ser difícil preencher o espaço de 90.000 do Parque dos Atletas. Ou mesmo de 64.000 do Estádio do Morumbi. A ida da cantora nesta quinta ao morro do Cantagalo, onde visitou crianças carentes atendidas pelo criança Esperança, da Rede Globo, faz parte de seu marketing social. Mas, a essa altura do campeonato, também faz parte do corpo-a-corpo da campanha pela venda de ingressos. No Brasil, Gaga vai ter um de seus maiores desafios.

0 comentários:

Postar um comentário

Recomended